Pular para o conteúdo principal

Quando o terceiro poder quer se tornar absoluto, assume um golpismo disfarçado de justiça.


Os recentes áudios que estão em poder do judiciário brasileiro e foram divulgados de forma ordenada pela imprensa confirmam a afirmação de que está em curso no país um golpe branco - daqueles que não são consumados a partir de armas e de violência - fomentado por todos os poderes e pela imprensa golpista.

Na atual conjuntura em que vivemos fica difícil arriscar uma análise. Porque as situações têm se alterado com uma rapidez imensa. O que hoje é verdade absoluta (para muitos), daqui a pouco se torna mera especulação.

Vamos lá!

Todos os áudios divulgados recentemente, envolvendo Sérgio Machado - ex-Senador da República e ex-Presidente da Transpetro, empresa ligada à PETROBRAS - estão com datas que antecedem a votação da admissibilidade do processo de impeachment da Presidenta Dilma - que foi aceita pela Câmara e na sequência também foi aceita pelo Senado. Todos os envolvidos nas conversas são ligados e interessados diretamente no impedimento em questão. São eles, até agora, pela ordem: Romero Jucá/PMDB - Ministro interino afastado/licenciado do cargo, Renan Calheiros/PMDB - Presidente do Senado e José Sarney - ex-Senador e ex-Presidente da República, além do Eduardo Cunha que já está afastado e deve ter o seu mandato cassado. Outros atores desta trama são envolvidos nas conversas gravadas por Machado. Alguns desses fazem parte da linha sucessória da presidência da república, que tem como última instância o Supremo, que é presidido pelo ministro Lewandowski.

Resumindo...

Por que o Supremo Tribunal Federal não se pronunciou para barrar o golpe uma vez que as provas revelam uma armação para conter a Operação Lava Jato?
O STF não barrou o golpe, mesmo com provas suficientes de que é de fato um conluio de bandidos querendo livrar suas cabeças da degola, porque o Supremo faz parte da linha sucessória da Presidência da República. Sem o afastamento e possível destituição da Presidenta Dilma não tem caminho para que o Supremo assuma o poder.

A jovem e frágil democracia está sendo atacada de todos os lados. Todos querem o poder. Mas, quem pode chegar na frente ao final desse imbróglio todo, pode ser o STF que está por vezes apenas assistindo o que se passa nesse cenário e por outro lado abrindo o caminho para assumir de vez o poder.

Só as ruas podem salvar a nossa democracia. Só a luta pode colocar a fragilizada democracia no caminho natural que vinha seguindo, mas que agora está agonizante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reconhecimento da Comunidade Tradicional de Igaci

Foi protocolado na Câmara Municipal de Igaci um requerimento que pede a constituição do feriado municipal do Dia da Consciência Negra.  Durante atividade Cultural no Quilombo Serra Verde, Paulo Batista entregou uma cópia do requerimento a Vitória Paixão, que é liderança jovem da Comunidade. Os moradores da Serra Verde, juntamente com a Sra. Maria Paixão - líder comunitária - vem desenvolvendo atividades que visam manter as tradições culturais quilombolas e também com o intuito de incentivar os jovens a preservar o patrimônio histórico local. Segue a cópia do requerimento: Apresentação da peça teatral Janeiros Mais Alegres, com jovens da Comunidade:

Lei aprovada no Senado deverá destinar recursos para a Cultura em Igaci - Veja o valor.

A Lei Aldir Blanc que deverá destinar recursos para socorrer os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura nos municípios foi aprovada este mês pelo Senado Federal e agora depende da sanção do presidente da República para que os recursos sejam destinados. De acordo com o texto aprovado pelos senadores/as, o município de Igaci deverá receber o valor de R$ 210.337,20. Para receber os recursos o município terá que cumprir com alguns critérios exigidos por lei, entre eles, ter inscrição no SNC; criar CNPJ e conta do fundo municipal de Cultura; ter secretaria de Cultura e conselho municipal de política cultural (fonte: Instagram: Cosme Rogério). Cabe aos órgãos competentes do município a organização adequada para receber os valores e destiná-los de forma correta para socorrer os trabalhadores/as da Cultura do nosso município. Fonte: Confederação Nacional dos Municípios Propaganda: Jangada Produtos Artesanais

Pré-candidatura de Cássio Júnio a Vereador em Palmeira dos Índios