Pular para o conteúdo principal

Quando o terceiro poder quer se tornar absoluto, assume um golpismo disfarçado de justiça.


Os recentes áudios que estão em poder do judiciário brasileiro e foram divulgados de forma ordenada pela imprensa confirmam a afirmação de que está em curso no país um golpe branco - daqueles que não são consumados a partir de armas e de violência - fomentado por todos os poderes e pela imprensa golpista.

Na atual conjuntura em que vivemos fica difícil arriscar uma análise. Porque as situações têm se alterado com uma rapidez imensa. O que hoje é verdade absoluta (para muitos), daqui a pouco se torna mera especulação.

Vamos lá!

Todos os áudios divulgados recentemente, envolvendo Sérgio Machado - ex-Senador da República e ex-Presidente da Transpetro, empresa ligada à PETROBRAS - estão com datas que antecedem a votação da admissibilidade do processo de impeachment da Presidenta Dilma - que foi aceita pela Câmara e na sequência também foi aceita pelo Senado. Todos os envolvidos nas conversas são ligados e interessados diretamente no impedimento em questão. São eles, até agora, pela ordem: Romero Jucá/PMDB - Ministro interino afastado/licenciado do cargo, Renan Calheiros/PMDB - Presidente do Senado e José Sarney - ex-Senador e ex-Presidente da República, além do Eduardo Cunha que já está afastado e deve ter o seu mandato cassado. Outros atores desta trama são envolvidos nas conversas gravadas por Machado. Alguns desses fazem parte da linha sucessória da presidência da república, que tem como última instância o Supremo, que é presidido pelo ministro Lewandowski.

Resumindo...

Por que o Supremo Tribunal Federal não se pronunciou para barrar o golpe uma vez que as provas revelam uma armação para conter a Operação Lava Jato?
O STF não barrou o golpe, mesmo com provas suficientes de que é de fato um conluio de bandidos querendo livrar suas cabeças da degola, porque o Supremo faz parte da linha sucessória da Presidência da República. Sem o afastamento e possível destituição da Presidenta Dilma não tem caminho para que o Supremo assuma o poder.

A jovem e frágil democracia está sendo atacada de todos os lados. Todos querem o poder. Mas, quem pode chegar na frente ao final desse imbróglio todo, pode ser o STF que está por vezes apenas assistindo o que se passa nesse cenário e por outro lado abrindo o caminho para assumir de vez o poder.

Só as ruas podem salvar a nossa democracia. Só a luta pode colocar a fragilizada democracia no caminho natural que vinha seguindo, mas que agora está agonizante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei aprovada no Senado deverá destinar recursos para a Cultura em Igaci - Veja o valor.

A Lei Aldir Blanc que deverá destinar recursos para socorrer os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura nos municípios foi aprovada este mês pelo Senado Federal e agora depende da sanção do presidente da República para que os recursos sejam destinados. De acordo com o texto aprovado pelos senadores/as, o município de Igaci deverá receber o valor de R$ 210.337,20. Para receber os recursos o município terá que cumprir com alguns critérios exigidos por lei, entre eles, ter inscrição no SNC; criar CNPJ e conta do fundo municipal de Cultura; ter secretaria de Cultura e conselho municipal de política cultural (fonte: Instagram: Cosme Rogério). Cabe aos órgãos competentes do município a organização adequada para receber os valores e destiná-los de forma correta para socorrer os trabalhadores/as da Cultura do nosso município. Fonte: Confederação Nacional dos Municípios Propaganda: Jangada Produtos Artesanais

Reconhecimento da Comunidade Tradicional de Igaci

Foi protocolado na Câmara Municipal de Igaci um requerimento que pede a constituição do feriado municipal do Dia da Consciência Negra.  Durante atividade Cultural no Quilombo Serra Verde, Paulo Batista entregou uma cópia do requerimento a Vitória Paixão, que é liderança jovem da Comunidade. Os moradores da Serra Verde, juntamente com a Sra. Maria Paixão - líder comunitária - vem desenvolvendo atividades que visam manter as tradições culturais quilombolas e também com o intuito de incentivar os jovens a preservar o patrimônio histórico local. Segue a cópia do requerimento: Apresentação da peça teatral Janeiros Mais Alegres, com jovens da Comunidade:

Os súditos abandonaram o rei

Os reis são figuras emblemáticas. Sempre seguidos por muitas pessoas que o admiram ou bajulam. Suas comitivas fazem festas regadas a muitas bebidas e comidas, sempre com o intuito de chamar atenção por onde passam. Mas, os súditos o abandonaram... que foi visto pela cidade tentando se aproximar do povo. Sem sucesso! Nem no carnaval o rei (que não era Momo) conseguiu atrair pessoas e muito menos seus súditos mais fiéis. Um fracasso! O que será que tem levado o rei a tão elevada impopularidade? Talvez seja a situação econômica do país? Ou será o resultado se suas ações ou inércia? A reposta das perguntas fica a critério do leitor e leitora. Para contribuir... Ele se aliou a figuras nefastas da política e, talvez seja esse o motivo de ter caído do cavalo. Ou do trono! E pode até se levantar... mas vai cair novamente, porque o povo não é bobo da corte!