Pular para o conteúdo principal

Educação - Estudantes de Igaci vivem tempos difíceis


Estudantes universitários, secundários e de cursos técnicos estão com dificuldades para estudar por causa de problemas com o transporte escolar que tem demonstrado deficiência ao longo do ano.

Estudantes Secundários

Os  estudantes da rede pública Estadual de ensino estão há duas semanas sem estudar por causa da paralisação dos transportes. Os motoristas, que recebem seus salários via empresa terceirizada contratada pelo Governo do Estado, alegam que estão há três meses sem receber os devidos pagamentos referentes a prestação de serviço de transporte estudantil. A situação atual prejudica os alunos da Zona Rural que dependem exclusivamente do transporte público para se dirigir as escolas. Um grupo de estudantes criou o perfil no facebook "Alunos Igaci" na tentativa de sensibilizar o Governador Renan Filho para solucionar o problema. Até agora nenhuma solução foi apontada pelo governo do Estado ou pela Secretaria Estadual de Educação.

Estudantes universitários e de cursos técnicos

A situação dos universitários e técnicos foi resolvida parcialmente, mas ainda apresenta graves problemas, principalmente para os que estudam a tarde. Acontece que o ônibus que transporta os estudantes primeiro faz o transporte da rede municipal e em seguida é que leva os demais para outro município. O principal e mais grave problema é a superlotação do transporte, que coloca em risco a vida dos que dependem desse meio para chegar ao seu destino e estudar.
O responsável pelo transporte e a Secretária de Educação se comprometeram em solucionar o problema, que já se arrasta desde a volta às aulas no início de agosto, mas até agora só foi resolvido parcialmente.

A Educação que transforma e liberta deve ser tratada com maior atenção por quem assume a responsabilidade de geri-la!

    ANÚNCIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei aprovada no Senado deverá destinar recursos para a Cultura em Igaci - Veja o valor.

A Lei Aldir Blanc que deverá destinar recursos para socorrer os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura nos municípios foi aprovada este mês pelo Senado Federal e agora depende da sanção do presidente da República para que os recursos sejam destinados. De acordo com o texto aprovado pelos senadores/as, o município de Igaci deverá receber o valor de R$ 210.337,20. Para receber os recursos o município terá que cumprir com alguns critérios exigidos por lei, entre eles, ter inscrição no SNC; criar CNPJ e conta do fundo municipal de Cultura; ter secretaria de Cultura e conselho municipal de política cultural (fonte: Instagram: Cosme Rogério). Cabe aos órgãos competentes do município a organização adequada para receber os valores e destiná-los de forma correta para socorrer os trabalhadores/as da Cultura do nosso município. Fonte: Confederação Nacional dos Municípios Propaganda: Jangada Produtos Artesanais

Reconhecimento da Comunidade Tradicional de Igaci

Foi protocolado na Câmara Municipal de Igaci um requerimento que pede a constituição do feriado municipal do Dia da Consciência Negra.  Durante atividade Cultural no Quilombo Serra Verde, Paulo Batista entregou uma cópia do requerimento a Vitória Paixão, que é liderança jovem da Comunidade. Os moradores da Serra Verde, juntamente com a Sra. Maria Paixão - líder comunitária - vem desenvolvendo atividades que visam manter as tradições culturais quilombolas e também com o intuito de incentivar os jovens a preservar o patrimônio histórico local. Segue a cópia do requerimento: Apresentação da peça teatral Janeiros Mais Alegres, com jovens da Comunidade:

Os súditos abandonaram o rei

Os reis são figuras emblemáticas. Sempre seguidos por muitas pessoas que o admiram ou bajulam. Suas comitivas fazem festas regadas a muitas bebidas e comidas, sempre com o intuito de chamar atenção por onde passam. Mas, os súditos o abandonaram... que foi visto pela cidade tentando se aproximar do povo. Sem sucesso! Nem no carnaval o rei (que não era Momo) conseguiu atrair pessoas e muito menos seus súditos mais fiéis. Um fracasso! O que será que tem levado o rei a tão elevada impopularidade? Talvez seja a situação econômica do país? Ou será o resultado se suas ações ou inércia? A reposta das perguntas fica a critério do leitor e leitora. Para contribuir... Ele se aliou a figuras nefastas da política e, talvez seja esse o motivo de ter caído do cavalo. Ou do trono! E pode até se levantar... mas vai cair novamente, porque o povo não é bobo da corte!